O Cortejo Afro continua sua tradicional temporada de Ensaios, sempre às segundas-feiras, no Largo Pedro Archanjo – Pelourinho, a partir das 21 horas, até o carnaval. O show do dia 01 de dezembro contará com a participação especial do grupo É o Tchan.
Durante os Ensaios, a banda Cortejo Afro mostrará a batida percussiva que a diferencia das demais bandas, por apresentar uma mistura de ritmos africanos, mesclados às batidas eletrônicas, músicas latinas, a MPB e ao Pop.
No repertório, além das composições da Banda como Vou Sambar, Reze e Ageumbó, já consagradas pelo público, serão apresentadas releituras de clássico da MPB que irão garantir a animação, fazendo o público cantar, dançar e se divertir.
Os Ensaios do Cortejo Afro acontecem pelo 17º ano consecutivo. Neles será apresentada a prévia do que acontecerá nos dias de desfiles do Bloco Cortejo Afro que, em 2015, levará para a avenida o tema “Oyá Balé - A Dona da Porteira do Continente Africano - Uma homenagem a Mãe Santinha de Oyá”.
Este projeto é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro e conta com os apoios do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Pelourinho Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Cortejo Afro Foi criado em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.
O Bloco foi idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há mais de 30 anos, desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. A intenção de Pitta é resgatar as cores, sons e ritmos do carnaval, que em sua opinião “o tempo se encarregou de apagar, tornando a maior festa popular do mundo, numa pasta só”. A entidade, envolvida com esta proposta, desenvolve trabalhos sociais junto a sua comunidade durante o ano inteiro.
É o Tchan - Sinônimo de sucesso em todo o Brasil na década de 90, o grupo É o Tchan se tornou um fenômeno musical com mais de 10 milhões de discos vendidos, entre 15 CDs e três DVDs. Com o swing do pagode baiano, a banda firmou-se como um marco no entretenimento popular e lançou moda encantando gerações, desde a época em que surgiu como “Gera Samba”. Líderes no quesito swing baiano e referência para outras bandas do mercado de entretenimento do pagode, Beto Jamaica e Compadre Washington voltaram aos palcos há três anos e, ao todo, contabiliza 20 anos de história do grupo, registrado em um DVD, musicando a sua essência, porém, com o bônus da maturidade musical aprendida ano após ano.

Serviço:
O quê: Ensaios do Cortejo Afro.
Quando: Segunda-feira, 01/12/2014.
Onde: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho / Salvador – Bahia.
Horário: 21 horas.
Quanto:  R$20,00 (preço promocional). Ingressos à venda no local.
Realização: Entidade Cultural Cortejo Afro.
Apoio: Centro de Culturas Populares e Identitárias, Pelourinho Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Créditos Fotográficos:
- 01Divulgação – Banda Cortejo Afro – Valmir de Brito / Portella Açúcar / Claudya Costta / Marquinhos Marques – Fotógrafo: Edgar de Souza
- 02Divulgação – Banda Cortejo Afro – Portella Açúcar / Valmir de Brito /  Marquinhos Marques / Claudya Costta – Fotógrafo: Edgar de Souza   
- 03Divulgação – Banda Cortejo Afro – Percussão – Fotógrafo: Andrew Kemp

Postar um comentário

 
Topo