Sinknesh Ejigu participará do desfile do bloco afro que homenageia seu país de origem


No ano em que apresenta o tema “Etiópia, A Cruz de Lalibela, O Pagador de Promessas”, o Olodum receberá para participar do seu desfile de Carnaval, a embaixadora do país africano, Sinknesh Ejigu. A autoridade estará em Salvador, entre os dias 11 e 18 de fevereiro. Depois de homenagear Gana (em 2014), banda do Pelourinho volta novamente seus olhos para a África. Desta vez, fala da forma harmoniosa como as diferentes religiões convivem no país, chamando a atenção para a Etiópia (berço onde a humanidade começou a jornada pela vida), a Cruz de Lalibela (templo de peregrinação no país africano) e o filme nacional “O Pagador de Promessas”.

Sinknesh Ejigu  é Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciaria da República Federal Democrática da Etiópia no Brasil. No Brasil, ela fala da importância da homenagem do bloco baiano, além das perspectivas de relações de intercâmbio comercial, cultural e turística o país africano e a Bahia. Em agosto de 2014, uma delegação do Olodum visitou à Etiópia e se reuniu com o presidente do senado etíope, com o ministro de Cultura e Turismo e com o ministro das Relações exteriores, quando trataram de propostas de intercâmbio entre brasileiros e etíopes.

O bloco Olodum sai na sexta-feira, dia 13, no Circuito Batatinha e Osmar, domingo, dia 15, no Circuito Dodô, e terça-feira, dia 17, nos Circuito Osmar. O tema do Carnaval de 2015 já tem várias canções como “Lalibela Olodum”, composição de Alisson Lima e Angelo Lima, escolhida também para ser a canção do Festival de Músicas e Artes Olodum – Femadum. Todo o verão da banda internacional da Bahia tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.

Olodum - Ao longo de toda trajetória, marcas importantes foram alcançadas, como os 26 anos da Terça do Olodum, um dos eventos mais cotados e esperados da capital baiana; 27 anos da gravação do LP Egito Madagascar, o primeiro disco do grupo e que é considerado o primeiro álbum de samba-reggae do mundo; 24 anos de inauguração da Casa do Olodum; 23 anos da maior tour de uma banda brasileira na Europa, em 1992, e do Desfile do Bloco Olodum no Carnaval de Londres Nothing Hill Gate

No decorrer dos 35 anos, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo, promovendo um trabalho social voltado para as camadas mais necessitadas da capital baiana, além de estimular o comprometimento cultural do povo baiano e de milhares de pessoas em diversos países.

 O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente.

As cores que representam a banda também não foram escolhidas ao acaso. Todas juntas formam a base do Pan-Africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África. O verde, as florestas equatoriais da África. O vermelho, o sangue da raça negra. O amarelo, o ouro da África (maior produtor mundial). O preto, o orgulho da raça negra. O branco, a paz mundial.

A banda já percorreu países como França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia, Canadá, Japão, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Senegal e Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa, Coréia e Senegal.

Já encantou artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Conquistou títulos como de Torcida Oficial da Copa do Mundo e os percussionistas já estiveram em duas aberturas de jogos mundiais.


CARNAVAL BLOCO AFRO OLODUM 2015
TEMA: “Etiópia, A Cruz de Lalibela, O Pagador de Promessas”

Circuito Batatinha

Dia: 13/02/2015 (SEXTA-FEIRA)
Desfile: Tradicional - Pelourinho – Concentração às 16h (Saída às 17h) Rua das Laranjeiras, em frente a ESCOLA OLODUM
Dispersão: Largo do Pelourinho, encerrando essa primeira parte do desfile.

Circuito Osmar
2º Desfile: Campo Grande
Concentração às 19h (Saída às *20h)
Dispersão: Praça Castro Alves), até a passagem do Bloco pela passarela do Campo Grande, passada a passarela, a percussão deixa de desfilar no chão, e um grupo formado por aproximadamente 30 (trinta) percussionistas passam a tocar em cima do Trio com os instrumentos amplificados, acompanhando os cantores, sem utilização de base de harmonia.

Circuito Dodô Barra/Ondina

Dia 15/02/15
Concentração às 14h (* Saída às 15h)
Dispersão: Ondina / Rua Ademar de Barros

Circuito Osmar /Campo Grande

Dia 17/02/15
Concentração às 16h (*Saída às 17h)
Dispersão: Praça Castro Alves
 * Horário depende das autoridades e órgãos públicos
organizador/disciplinador do Carnaval da Cidade

Postar um comentário

 
Topo