A banda Olodum mais uma vez surpreendeu o público na estreia do Carnaval 2015. Inspirados no tema “Etiópia, A Cruz de Lalibela, O Pagador de Promessas” o bloco percussivo iniciou o desfile na noite desta sexta-feira [13.02] no circuito Osmar (Campo Grande) no Carnaval de Salvador., antes fez sua tradicional apresentação nas ruas do Pelourinho, com a presença de autoridades, incluindo o governador do Estado, Ruy Costa. O grupo fez um paralelo entre o país africano, o templo religioso e o filme nacional. Canções como “Aquarela”, “Madagascar Olodum”, “Faraó” e sua aposta para o verão 2015, “Doce Mel”, foram algumas das canções que fizeram parte do repertório de sucessos da noite. O Olodum percorreu o circuito falando ainda sobre a intolerância religiosa, chamando a atenção para a Etiópia, a Cruz de Lalibela (templo de peregrinação no país africano) e o filme nacional. Todo o verão da banda internacional da Bahia tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobras. O Olodum desfila no domingo, na Barra, e na terça-feira, no Campo Grande.
História
O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo.
A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental - SOF.
O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente.
Postar um comentário