Olodum apresenta repertório baseado no ritmo eternizado por Luiz Gonzaga


Há mais de 20 anos o Olodum fez com que o samba reggae característico da banda namorasse com o forró. Este ano não será diferente. Com a música de trabalho “Doce Mel” (de Narcizinho, Gessica Rezende e Zenilton Ferraz) o grupo apresenta um repertório exclusivo para o período junino. Em 1991, no CD “Do Deserto do Saara ao Nordeste Brasileiro”, lançou “Olodum, Oh' Luar do Sertão”, dois anos depois um novo flerte e em 1993 a banda do Pelourinho lançou “Te amo” no álbum “O Movimento”. Em um dos mais famosos discos “Filhos do Sol”, foram duas investidas “Poético Olodum” e “Valente Nordeste”. Em 2001 “Declaração de Amor” foi à aposta do Olodum em 2003  foi  a vez de “Olodum, Venha Me Amar” e em 2007  também foram duas canções “Olodum, Verdadeiro Amor” e “Toque Digital”. Todas as canções formam o repertório do projeto “Forrodum” que tocará nas principais cidades do interior da Bahia.


Olodum - O grupo afro que nasceu no bairro do Pelourinho, em Salvador, completa 36 anos de história na Bahia e no mundo em abril de 2015. A longa trajetória transformou a banda conhecida internacionalmente pelo som mágico e arrepiante dos seus tambores. A data marca ainda diversas etapas importantes da banda, como os 28 anos da gravação do LP Egito Madagascar, o primeiro disco do grupo e que é considerado o primeiro álbum de samba-reggae do mundo; 24 anos de inauguração da Casa do Olodum; 23 anos da maior tour de uma banda brasileira na Europa em 1992 e 23 anos do Desfile do Bloco Olodum no Carnaval de Londres Nothing Hill Gate. Em mais de três décadas de existência, o Olodum tornou-se uma das organizações mais admiráveis e representativas da cultura baiana, promovendo o desenvolvimento social e cultural a milhares de pessoas e proporcionando alegria e emoção aos que vivem em Salvador e na Bahia.

Composta por 17 músicos (9 percussionistas, 3 cantores e 5 músicos de harmonia), a música do Olodum já esteve em 37 países do mundo, em milhares de cidades, sempre levando alegria e alto astral para mais de 20 milhões de pessoas em toda sua carreira.  É também um importante instrumento na luta contra o preconceito e discriminação racial e, através do seu exemplo de sucesso, valoriza e incentiva a autoestima do povo negro e suas comunidades. É o exemplo de um Brasil que dá certo e é positivo. Com dois DVDs, 11 CD’s gravados no Brasil, quatro no exterior e mais de cinco milhões de cópias vendidas, o Olodum é uma banda de grandes sucessos que, a cada ano, se integram a um novo show para percorrer o Brasil e o mundo. 

Segue abaixo os links com alguns dos forrós gravados anteriormente. 


Olodum, Verdadeiro Amor 
ano:  2007
Autores:  Zenilto Ferraz e Cado Silva
canta: Mateus Vidal


Olodum, Venha Me Amar
ano: 2003
autores: Marquinhos Marques, Nem Tatuagem e Tarcísio Sales
canta: Lucas de Fiori
Album: Olodum Pela Vida

Declaração de Amor
ano: 2001
Autores: Reni Veneno, Tarcísio Sales, Oscar Torres e Nem Tatuagem
canta: Lazinho

Toque Digital
ano: 2007
autores: Jauperi e Pierre Onassis
canta: Pierre Onasis
Album: CD Liberdade

Valente Nordeste
ano: 1994
autor: Guiguio
canta: Tania Santana
Album: Filhos do Sol

Poético Olodum
ano: 1994
autores: Roberto Moura, Gutemberg e Tica Mahatmam
canta: Lazinho
Album: Filhos do Sol

Te Amo
ano: 1993
autor: Marquinhos Marques
canta: Marquinhos Marques
Album: O Movimento


Olodum, Oh' Luar do Sertão
ano: 1991
autor: Itamar Tropicália
canta: Pierre Onassis
LP: Do Deserto do Saara ao Nordeste Brasileiro

Postar um comentário

 
Topo