O cantor Tico Santa Cruz chega a Salvador na quarta-feira (11) para debater sobre a grave situação dos jovens negros que são assassinados no país. Segundo o Mapa da Violência 2015, entre os anos de 1980 e 2012, as mortes por arma de fogo aumentaram 387%. Porém, entre a população jovem esse percentual foi superior a 460%, sendo em sua maioria negros, o que é considerado pelos movimentos sociais um verdadeiro extermínio. Tico foi convidado pela ONG Visão Mundial, de promoção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e já esteve em Fortaleza, seguindo agora para Salvador e, posteriormente, Recife e Rio de Janeiro. O evento Juventude E-NovAção acontecerá no Centro Cultural Plataforma, na Praça São Braz. No local cabem 300 pessoas e a entrada será um produto de higiene para bebês (sabonete, xampu, pomada, entre outros) a ser doado para crianças com microcefalia nas regiões onde a ONG atua na cidade.

“O Tico foi procurado por alguns dos jovens que participam de nosso projeto Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), que realiza o monitoramento dos serviços públicos onde vivem e políticas públicas para adolescentes e jovens através da mobilização de suas comunidades e poder público. Essas meninas e meninos sentem na pele a perda de amigos e familiares vítimas da violência e do preconceito. Por isso, há dois anos vêm atuando para combater as causas que levam a esses números. O Tico se mostrou disponível e interessado pelo assunto desde o início”, explica o Diretor de Operações da Visão Mundial, Reinaldo Almeida.

O ciclo de debates Juventude E-NovAção é organizado pela Visão Mundial para trazer à tona, principalmente entre o público jovem, temas relativos a desafios sociais, soluções inovadoras para enfrenta-los e mobilização da juventude.

MJPOP
O Monitoramento Jovem de Política Pública (MJPOP) é uma metodologia elaborada pela ONG Visão Mundial com o objetivo de favorecer a participação cidadã de adolescentes e jovens e apoiá-los no processo de transformação das suas comunidades. “Nós já alcançamos resultados importantes por meio do MJPOP em algumas cidades, como a reforma de escolas, inaugurações de postos de saúde, além do engajamento político de 1.000 jovens diretos e outros 20 mil indiretos. Queremos que esse trabalho também venha a contribuir para o fortalecimento das comunidades de Salvador”, diz o Diretor de Operações da organização, Reinaldo Almeida.

Visão Mundial
É uma organização não governamental humanitária e cristã, que dedica todos os esforços e recursos para contribuir com o alcance do bem-estar de crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais pobres de nosso país. A Visão Mundial Brasil faz parte da parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países, esforçando-se para erradicar a pobreza e promover a justiça. No Brasil, atua desde 1975 beneficiando diretamente mais de 69 mil crianças em 732 comunidades em 10 estados brasileiros. A organização tem status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

SERVIÇO
LOCAL: Centro Cultural Plataforma (Praça São Braz, s/n - Plataforma)
HORÁRIO: 19h
DATA: 11 de maio (quarta-feira)
ENTRADA: Produtos de higiene para bebês.

Postar um comentário

 
Topo