Programa
anuncia a abertura de edital nacional e editais regionais na Bahia,
Pará e Rio Grande do Sul e recebe inscrições a partir desta terça-feira,
31 de maio
O
Natura Musical, programa reconhecido por seu papel na renovação e
preservação da música brasileira que já patrocinou mais de trezentos
projetos e 1.250 produtos culturais em dez anos de atuação, recebe, a
partir desta terça-feira, 31 de maio, inscrições de propostas de novos
trabalhos (CDs, DVDs e outros) e projetos de registro e difusão (filmes,
livros, pesquisas, digitalização de acervos e outros produtos
culturais). No total serão oferecidos 4,6 milhões para os editais
nacional (1,8 milhão) e regionais: Bahia e Pará (1 milhão por Estado) e
Rio Grande do Sul (800 mil), com apoio da Leis Rouanet e do Audiovisual,
em nível nacional, e do ICMS nos Estados.
O
Edital Natura Musical Bahia, criado especialmente para os artistas do
estado, chega à quinta edição com 19 projetos selecionados e
investimento de R$5 milhões. Nos próximos meses, chegam ao público os
novos discos e turnês de I.F.Á Afrobeat, Giovani Cidreira, o DVD de
Tiganá Santana, os projetos de preservação e legado do Acervo de
Ederaldo Gentil e o Afrobook. As edições anteriores do Edital apoiaram
lançamentos do Ilê Ayiê, Russo Passapusso, Márcia Castro, Manuela
Rodrigues e o acervo do sambista Batatinha, entre outros.
Pessoas
físicas e jurídicas, produtores artísticos e culturais, músicos,
grupos, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades
artísticas e culturais que atendam às exigências para inscrição nas leis
de incentivo poderão enviar propostas. Os projetos passarão pelas
etapas de validação, análise técnica e por uma comissão de especialistas
do mercado, formada por críticos, produtores, jornalistas, músicos e
pesquisadores, que se renova anualmente para garantir a diversidade e
transparência do processo.
O
Natura Musical está aberto a projetos de qualquer área artística com
foco em música brasileira. Segundo Fernanda Paiva, gerente de marketing
institucional da Natura, “o Natura Musical busca projetos que combinem a
diversidade de ritmos brasileiros com conceitos sonoros universais,
capazes de valorizar nessa mistura criativa uma beleza que encanta e
desperta o interesse de públicos diversos”.
Além da adequação a esse conceito do programa, os critérios para a seleção dos projetos são:
Excelência,
Relevância cultural, Potencial de mobilização, Visibilidade,
Viabilidade de execução, Democratização do acesso, Inovação e Relação
Custo x Benefício.
Nos
editais regionais, há duas categorias - Lançamento de novos trabalhos e
Registro e Difusão - e o teto para patrocínio nos dois casos é o mesmo,
definido pela lei estadual:
• BA - até 250 mil
Edital Nacional
No edital nacional, os projetos serão divididos em três categorias de acordo com sua natureza:
● Lançamento de novos trabalhos – R$50 mil a R$600 mil
● Registro e difusão – R$50 mil a R$600 mil
● Voto Popular (primeiro ou segundo trabalho) – até R$80 mil
A
categoria voto popular é para artistas que desejem lançar seu primeiro
ou segundo trabalho. A comissão de especialistas avaliará os artistas
inscritos e indicará cinco finalistas que participarão da campanha
online para que o público escolha dois contemplados. Desta forma, o
programa compartilha com o público suas escolhas, respeitando a
curadoria do programa, mas apostando no potencial de mobilização dos
artistas em início de carreira. A votação popular foi realizada pela
primeira vez no ano passado e teve a participação intensa de fãs dos
concorrentes, além do endosso de diversos artistas jovens e consagrados.
Os vencedores foram o cantor pernambucano Almério e a banda sergipana
Coutto Orchestra e seus álbuns estão previstos para lançamento no
segundo semestre.
Os
Editais Natura Musical foram criados em 2005 para fazer uso responsável
e transparente de um recurso oferecido pelas leis de incentivo. “Nesse
período, nossa opção pelo patrocínio da música brasileira, em sintonia
com o compromisso da Natura com a valorização da cultura e diversidade
do Brasil, demonstrou resultados para a construção da marca”, afirma
Fernanda. A renovação desse compromisso por meio dos editais também se
conecta com a evolução de seu posicionamento institucional da Natura.
“Acreditamos no potencial da música de levar para nossos consumidores
experiências prazerosas, ampliando seu contato com a beleza em toda a
sua diversidade e reafirmando nosso comprometimento com a
sustentabilidade e o fomento da produção musical”, complementa.
Serviço:
Inscrições e atendimento a proponentes
Inscrições abertas: 31 de maio a 24 de junho, exclusivamente pelo site http://natura.sponsor.com/
Esclarecimento de dúvidas, solicitações ou outras questões: (11) 5056-9837 ou e-mail edital@naturamusical.com.br
Sobre o Natura Musical
O
Natura Musical nasceu em 2005 com o objetivo de estimular a cadeia da
música em suas mais variadas formas de produção e consumo, contribuindo
para a viabilização de projetos de grande valor simbólico para a cultura
e para o lançamento de álbuns e shows que já entraram para a história
recente da música brasileira como grandes momentos, como os primeiros
discos de Marcelo Jeneci e sucessos mais recentes como os discos A
Mulher do Fim do Mundo de Elza Soares, e Sobre Crianças, Quadris,
Pesadelos e Lições de Casa, de Emicida. Por meio dos editais, o programa
patrocina projetos de diversos formatos e estágios. Além do lançamento
de produtos culturais, fomenta uma programação nacional de shows e
apresenta em suas plataformas digitais lançamentos em streaming ou
download gratuito de singles e obras completas, entre outros conteúdos
musicais.
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