Ao som do samba da banda Sangue Brasil, o Bloco dos Ambulantes estreou, na tarde desta sexta-feira (13), no Carnaval de Salvador. Iniciativa inédita no país, o bloco puxou cerca de 500 profissionais que levaram ao Furdunço, no Circuito Osmar, uma amostra do carisma comum aos vendedores informais da capital baiana. “Estamos celebrando uma parceria de sucesso que conseguimos estabelecer com os ambulantes de Salvador. Eles são parte da cultura da nossa cidade, trabalham muito durante os 365 dias do ano e nada mais justo que celebrarmos o Carnaval ao lado deles”, disse Rosemma Maluf, gestora da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O Bloco dos Ambulantes acontece através de uma parceria entre a administração municipal e associações da categoria: Assidvam (Integrada de Vendedores Ambulantes da Cidade de Salvador) e Asfaerp (dos Feirantes e Ambulantes de Salvador e Região Metropolitana). O presidente da Asfaerp,       Marco Luiz Cazuza, acompanhou a saída do bloco e comemorou a novidade. "Toda a equipe do prefeito ACM Neto são verdadeiros amigos da nossa categoria. A gente fica muito feliz em perceber essa valorização e temos certeza de que esse é um projeto que vem para ficar. O pontapé inicial foi dado e espero que outras cidades tomem como exemplo”, afirmou.

Folião ambulante – Quem disse que não dá para curtir e vender ao mesmo tempo? Com muito samba no pé e arara onde exibia óculos de todos os tipos nas mãos, a vendedora Josenildes Machado, de 35 anos, mostrou que é possível. “O desfile é também da minha mercadoria. Entre uma dança e outra, a gente consegue sim vender alguma coisa”, brincou a ambulante, que já acumula 18 anos de muito trabalho na avenida. Já o vendedor Valnei Santos, 32, disse ter ficado surpreso com a iniciativa. “Foi uma surpresa quando me disseram que teríamos um bloco exclusivo para nós. Eu fiquei muito feliz e fiz questão de participar”, afirmou.

Postar um comentário

 
Topo