Tudo o que acontece no Carnaval de Salvador está sendo monitorado pela Companhia de Governança Eletrônica (Cogel). São 50 câmeras espalhadas pelos circuitos da Barra-Ondina e Campo Grande, somando-se às mais de 340 compartilhadas com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Grande parte das câmeras sob administração municipal está disposta no circuito Barra-Ondina. E a maioria das que operam em parceria com a SSP se concentra nos circuitos do Centro da cidade. Nos dois casos funciona uma rede própria de fibra ótica, que sai da Cogel e passa pelos dois circuitos.

O diretor-presidente do órgão, Tarcísio Mureb, afirma que a operação acontece 24 horas dando suporte a órgãos como Transalvador, Defesa Civil e Guarda Municipal, com respostas rápidas em caso mais urgentes, melhorando, portanto, a eficiência dos serviços prestados à população. “Estamos com operações na sede Cogel, com cerca de 20 pessoas trabalhando, e na sala de situação montada na Saltur, onde acontecem as reuniões comandadas pelo prefeito ACM Neto sempre nas manhãs após as festas, além da sala de imprensa, com telões que transmitem imagens em tempo real durante todo o Carnaval”, explica.

A Defesa Civil atua com objetivo de verificar algumas possíveis irregularidades nos circuitos da festa, assim como nas imediações para garantir a proteção civil. “A observação permite que a informação chegue aos nossos técnicos com mais rapidez, pois temos equipes analisando as câmeras instaladas pela cidade. Em alguns casos conseguimos detectar alguma situação urgente e passamos a informação imediata para o profissional que está mais próximo do local”, explica o coordenador de operações do Carnaval, Francisco Costa Júnior.

No caso da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), as câmeras auxiliam a detectar situações em que há a necessidade de intervenção, a exemplo de ambulantes comercializando produtos proibidos, uso de espetinhos de churrasco e demais armas brancas e ocorrências no sistema de iluminação pública que necessitam de intervenção imediata. “Ao detectarem irregularidades, nossos agentes acionam instantaneamente os coordenadores em seus postos de trabalho, que trabalham em conjunto com a Guarda Municipal”, afirma Edson Júnior, coordenador de Pessoal da Semop no Carnaval.

A Guarda Municipal, através do monitoramento, montou uma central de operações específica que se concentra nos serviços internos, utilizando ferramentas como o Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Operacional (Sigeo) e o Google Maps, que contribuem para uma maior agilidade nos deslocamentos, economia de tempo e combustível. Isso possibilita mais eficiência e dinamismo ao trabalho do órgão. “Estamos trabalhando para melhorar os serviços prestados à população e já nesse Carnaval poderemos contar com mais esse mecanismo para colaborar com as ações da Guarda Municipal”, finalizou.

Postar um comentário

 
Topo