Para atender a grande demanda dos foliões nos três circuitos do Carnaval, a Prefeitura instalou 2.544 sanitários masculinos, femininos, infantis e para pessoas com deficiência. Alguns dos equipamentos, que também podem ser encontrados em pontos estratégicos e de grande fluxo popular, são climatizados. O objetivo da administração municipal é dar mais comodidade e tranquilidade ao cidadão para não fazer xixi na rua.

Ao todo, são 2.000 módulos químicos (703 masculinos e 1.297 femininos), distribuídos em 92 pontos. No circuito Batatinha (Pelourinho) foram instalados 152 sanitários; no Osmar (Campo Grande), 951; e no Dodô (Barra/Ondina), 659. Quem preferir curtir a festa nos bairros tem à disposição 238 instalações. Além dos módulos, mais 50 contêineres climatizados, com 442 banheiros masculinos, femininos e unissex, também vão atender o público nos três circuitos da folia. “No ano passado, colocamos os contêineres e foi um sucesso. Esse é um cuidado que temos com o folião”, destaca a presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Kátia Alves.

Durante o Carnaval, fiscais estarão atuando em diversos pontos da folia. “Estaremos em locais como na concentração dos blocos, mas o nosso principal objetivo não é multar, mas conscientizar o folião de que o xixi deve ser feito nos locais adequados”, completa a presidente da Limpurb. A multa para quem faz xixi na rua é de R$ 108,45. No total, 1.354 profissionais de limpeza vão atuar duramente os dias de folia na limpeza dos sanitários.

Aprovação – Com uma barraca de bebidas no Campo Grande, o vendedor ambulante Washington Luiz Santos ressalta a importância dos equipamentos. “Não tem motivo para urinar na rua. Os banheiros são suficientes”. De acordo com a balconista Carla Matias, os foliões devem usar os banheiros. “Principalmente nós, mulheres. Fazer o xixi na rua, além de falta de educação, pode contaminar e provocar muitas doenças”​.

Postar um comentário

 
Topo