Setenta e oito trios, mini trios e carros de apoio já foram vistoriados e estão aptos a desfilarem nos circuitos do Carnaval de Salvador 2015. Os proprietários devem ficar atentos, pois se encerra nessa sexta-feira (13), às 18h, o prazo da vitória, feita no Parque de Exposições, localizado na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). Conforme o major Sergio Almeida, coordenador adjunto da ação, 111 veículos deram entrada. Desse total, 33 precisam ser regularizados.

Segundo o major, são analisadas a “parte mecânica do veículo, banheiro no caso dos carros de apoio, parte hidráulica e elétrica, lanchonete, no caso daqueles carros que possuem área de alimentação, e estado de conservação do veículo, como pneus, faróis e o freio, itens essenciais”. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação do condutor é verificada e a exigência do curso para direção de veículos especiais durante o Carnaval. “Esse curso é obrigatório e oferecido pelo Detran. É exigido também a presença de dois brigadistas, pessoas que irão prestar atendimento de primeiros socorros e incêndios”, pontuou Almeida. 

Outra questão avaliada é a comunicação entre o artista e a cabine do trio. “Essa comunicação é feita através das luzes vermelhas e verdes. Alguém precisa dá o comando em cima do trio para seguir e parar. Então é só acionar o interruptor e o comando aparece na cabine para o motorista”, informou. De acordo com Almeida, o veículo só é aprovado se cumpri 100% dos requisitos. As vistorias iniciaram dia 28 de janeiro e terminam nesta sexta-feira. Ele garantiu que não existe a possibilidade de um trio desfilar sem passar pela inspeção, pois a fiscalização nos circuitos é rigorosa. “Todos os veículos aprovados recebem um adesivo que indica a vistoria feita, e uma cartilha”, explicou.

A ação é coordenada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) com o apoio de órgãos como o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), Crea-BA (Conselho Regional de Engenharia), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e o apoio da Polícia Militar.

Postar um comentário

 
Topo