Após dois dias de varreduras realizadas nos três circuitos oficiais da folia, a Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou até o final da manhã desta sexta-feira (13) a apreensão de 325 espetos de churrasco e 79 armas brancas (facas, facões e demais objetos cortantes).  

Em cumprimento à Portaria 194/2014, publicada no Diário Oficial do Município de 19 de dezembro do ano passado, o órgão, com o apoio da Guarda Municipal, realiza periodicamente operações de fiscalização e ordenamento do comércio informal, que visam coibir a atuação de ambulantes não licenciados pela prefeitura, bem como a comercialização de produtos não permitidos. “Até o momento, foram quatro ciclos de varreduras, feitas ao mesmo tempo em várias regiões do circuito e em sentidos contrários, permitindo que os que agem na irregularidade sejam facilmente identificados”, explica Glauco Bastos, coordenador de licenciamento e fiscalização da Semop.

Além dos espetos e armas brancas, a Semop também havia apreendido até o final desta manhã 28 carros-pranchas, de mão e de supermercado; 16 engradados; uma geladeira; dois freezers; dois fogões; nove botijões; três barracas de camping; dez isopores, 11 sombreiros, sete sacos de bebidas acondicionadas em recipientes de vidro; 31 mesas plásticas e 132 cadeiras do mesmo material; uma churrasqueira; e uma chapa para churrasco; além de 4.362 unidades de bebidas não permitidas no circuito.

Os produtos e materiais apreendidos se encontram no Setor de Guarda de Bens Apreendidos (avenida San Martin), podendo ser retirados por seus proprietários após pagamento das multas correspondentes. A Semop atua com 1.100 agentes de fiscalização, apoiados pelo efetivo da Guarda Municipal. São 14 postos operacionais distribuídos pelos três circuitos oficiais do Carnaval. Neste ano, a secretaria cadastrou e licenciou cerca de oito mil ambulantes para atuar na festa com carrinhos de pipoca, sorvete, água de coco, baianas com tabuleiros de acarajé e mingau, trabalhadores com isopor móvel e fixo, além de veículos e trailers que comercializem alimentos.

Postar um comentário

 
Topo