Cantor Saulo Fernandes é o padrinho da ação este ano, que visa fomentar a cultura da sustentabilidade em blocos e camarotes
 
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), promove a campanha “Eu Promovo o Carnaval Sustentável”. A iniciativa visa fomentar a cultura da sustentabilidade em blocos, trios e camarotes, com propostas de opções e possibilidades que podem ser adotadas pelas entidades.

Para incentivar a sustentabilidade, foram criados os selos Ouro, Prata e Bronze. Cada item atendido vale um ponto e os somatórios são encaixados de acordo com a categoria. As ações são válidas mesmo no pré e pós-folia. “Um exemplo disso é o Camarote do Reino, que escolheu plantar árvores em março como compensação do carbono emitido durante o Carnaval”, explica o representante da Secis, Uelber Reis.

Os participantes que deverão atuar em benefício da sustentabilidade, de acordo com as 200 iniciativas sugeridas. Dentre elas estão o oferecimento de alimentos saudáveis, acesso para pessoas com dificuldade de acessibilidade deficientes, mensagens de sustentabilidade nos LEDs dos trios e alertas dos artistas para que não joguem lixo no chão.

Ainda segundo Reis, o papel da prefeitura é valorizar organizações que assumem compromisso com a sustentabilidade, que são os maiores vetores do Carnaval como geradores de impacto. A intenção é de que, no futuro, a ação também seja desenvolvida em outras instâncias e com a sociedade, para que a festa de Salvador seja efetivamente sustentável. “Teremos este ano como padrinho da ação o cantor Saulo, e entregamos a ele uma placa com homenagem hoje (13), em cima do trio Cerveja & Cia”, revela.

A campanha de 2015 chegará ao fim no dia 9 de março, com a exposição das ações desenvolvidas por todos os trios, blocos e camarotes que atuaram em 2015 de forma sustentável. Além disso, será produzido um relatório da coleta sustentável, que estarão à disposição da população nos shoppings Salvador e Salvador Norte.

Postar um comentário

 
Topo