Possibilitar assistência de qualidade e intervenção rápida a fim de reduzir a incidência das sequelas permanentes. Esse é o objetivo da atuação das equipes de cirurgiões bucomaxilofacial que irão operar em esquema especial montado pela Secretaria Municipal de Saúde para o Carnaval. Até agora, as seis equipes de cirurgiões plantonistas, que operam 24 horas, realizaram 12 atendimentos. O módulo assistencial Sabino Silva liderou as ocorrências com cinco casos, seguido dos postos Ademar de Barros (03), Piedade (03) e Farol da Barra (01).   

Os casos de traumas que são tratados em até 30 minutos após a ocorrência, tem redução de 90% de riscos de deformações faciais irreversíveis. Por isso, o trabalho dos profissionais que realizam intervenções na mandíbula, nariz e maçã do rosto (bucomaxilofacial) é de suma importância na folia momesca, já que a maioria dos atendimentos ocorre por agressões físicas.

“A atenção prestada no momento do trauma é muito importante. Além de diminuir os riscos para o paciente, diminui também os custos do Sistema Único de Saúde com hospitalização, uma vez que na maioria dos casos não há necessidade de transferência para emergências”, afirma o médico Miguel Setúbal Andrade, responsável por uma das equipes de cirurgiões dentistas. A intervenção rápida também gera eficiência ao atendimento por não utilizar ambulâncias do SAMU na locomoção dos pacientes do postos de saúde para hospitais, permitindo que elas estejam sempre à disposição para os casos de alta complexidade que não poderiam ser tratados nos módulos de assistência.
 
No ano passado, o britânico Adrian Degutis, de 31 anos, foi um dos 250 pacientes atendidos pelos cirurgiões no carnaval. O turista sofreu uma queda perdendo os dois dentes centrais superiores. Ao dar entrada no módulo assistencial da Prefeitura localizado no Terreiro de Jesus, foi atendido pela equipe especialista que fez o implante dos dentes achados na rua por populares que o auxiliaram na busca por atendimento. No dia seguinte ao acidente, Adrian recebeu a visita do coordenador das equipes, Antônio Lucindo, e do cirurgião dentista Henry Gutierrez, para uma avaliação pós-cirúrgica e se mostrou impressionado com o atendimento. 

Postar um comentário

 
Topo