Bloco afro da Liberdade desfilará no sábado, segunda-feira e terça-feira


Nos três dias de desfile do Muzenza, 350 rastafáris vão homenagear Bob Marley em uma ala do bloco. Saindo no sábado, dia 14, e terça-feira, dia 17, no Campo Grande e segunda-feira, dia 16, Barra-Ondina, o bloco afro também levará para avenida  100 percussionistas, seis alas com centenas de dançarinos, capoeiristas e baianas. No ano que terá o tema “Nordeste Negro”, a atração que nasceu na Liberdade tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, pelo Carnaval Ouro Negro, além das Casas Bahia, Petrobrás e Caixa Econômica Federal.

A entidade, criada em 1981, no bairro da Liberdade, completa 34 carnavais, sempre marcados pela força da percussão, do canto no ritmo do samba reggae, das alas de dança e da presença marcante de baianos e turistas apaixonados pelo bloco.  “Queremos mais uma vez abrilhantar o desfile no Campo Grande e nas ruas do Centro de Salvador, por onde passa o bloco Muzenza, com muita plasticidade, brilhantismo e a batida incomparável da percussão. Faremos mais um Carnaval de paz e beleza, elevando a cultura negra no Carnaval da Bahia”, garante o presidente do bloco afro Muzenza, Jorge dos Santos. Com a música tema classificada mais os grandes sucessos do Muzenza.

Muzenza do Reggae - Muzenza é um termo de origem bantu-kikongo, e é o nome dado aos iniciados nos candomblés de nação Angola. O Bloco Afro Muzenza do Reggae surgiu no bairro da Liberdade em 1981, como um tributo ao músico jamaicano Bob Marley (1945-1981), responsável pela difusão internacional do reggae. A inspiração na cultura afro-jamaicana veio da popularidade do ritmo nos anos 1980. Aos poucos, o Muzenza consolidou-se como um dos blocos que desenvolvem o maior número de variações rítmicas no Carnaval de Salvador.

 Em 1988, o grupo lançou o seu primeiro disco, “Muzenza do Reggae”, pela Continental.  Hoje, com mais de 30 anos fortalecendo a identidade do afro-reggae, o Muzenza apresenta o suingue do reggae em sintonia com a percussão baiana, com canções de conscientização social e igualdade entre os povos, ao som do samba reggae, ritmo criado na Bahia. Considerado um dos blocos que desenvolvem o maior número de variações rítmicas no Carnaval de Salvador, desde então, o Muzenza vem revelando músicas de sucesso, ao valorizar o samba reggae e a batida percussiva.

Sucessos: Canções que caíram no gosto popular e foram gravadas por destacados artistas, como: Daniela Mercury, que despontou nacionalmente com a música Swing da cor (“Não me abandone / Não me desespere / Porque eu não posso ficar sem você”); Gal Costa, que gravou Brilho e Beleza (“O negro segura a cabeça com a mão e chora / E chora, sentindo a falta do rei”), Simone Moreno com A terra tremeu (“Ea terra tremeu / O céu mudou de cor / O bloco do reggae chegou / Muzenza, Jamaica, Salvador”), Margareth Menezes com Povo vem ver (“Dança de Iaô”), entre outros.

Baile Afro Muzenza – neste verão, o Muzenza marcou presença nas noites de quarta-feira no Pelourinho, com seus ensaios cheios de animação e convidados especiais. Os ensaios foram uma prévia do desfile do Muzenza no carnaval 2015. Confira as fotos e vídeos dos ensaios na página do bloco no
Facebook: Bloco-Afro-Muzenza-do-Reggae.

Clipe - No verão 2012, o Muzenza participou do projeto Que bloco é esse? da Petrobras, e recebeu a banda pernambucana Nação Zumbi para a gravação do clipe da música Rumpilé (Guerrilheiros da Jamaica). Confira a página do bloco no YouTube:http://www.youtube.com/user/bmuzenza

HORÁRIO DE SAÍDA DO BLOCO

SÁBADO(14) ás 20:30 (Campo Grande)
SEGUNDA(16) ás 22 HORAS ( Barra)
TERÇA (17) ás 18 HORAS(Campo Grande)

Bloco Afro Muzenza
34 anos no Carnaval de Salvador
Tema 2015: Nordeste Negro
Fantasia: artista plástico Mundão
Ritmo: batida percussiva do samba reggae
Ala de Canto: Nem Tatuagem, Chocolate, Jorge Garcia, Zeó e Barabadá
Ala de dança: Rainha Muzembela 2015 Deyse Santos Barbosa casal de dançarinos destaques Claudia Mattos e Siry Brasil.
Fundação: 05 de maio de 1981, ano da morte de Bob Marley, ícone para o bloco
Bairro: Liberdade
Presidente: Jorge Santos
Ensaios: Todas as quartas-feiras, no verão, no Pelourinho
Percussionistas: 100 (cem)
Integrantes: 2000 (dois mil)
Música Tema: Tá na Veia Muzenzeira Compositor: Adailton Poesia e Valter Farias
Músicas de sucesso: Rumpilé (Guerrilheiros da Jamaica), Swing da Cor, Brilho de Beleza, Dança de Yaô e A Terra Tremeu
Endereço: sede do bloco (Rua das Laranjeiras, nº 22 – Pelourinho)
Informações: 71 8643-8869 (Oi) 71 9397-7823 (Tim)
Facebook: Bloco-Afro-Muzenza-do-Reggae

Postar um comentário

 
Topo