A Central de Operações da Guarda Municipal (Ceop) tem sido mais uma ferramenta no auxílio ao trabalho dos agentes nas operações desse Carnaval. Com mais de 70 ocorrências registradas desde o início do funcionamento, em 5 de fevereiro, a Ceop se concentra nos serviços internos da Guarda Municipal, utilizando ferramentas como o Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Operacional (Sigeo) e o Google Maps, que contribuem para uma maior agilidade nos deslocamentos, economia de tempo e combustível. Isso possibilita mais eficiência e dinamismo ao trabalho do órgão.

Segundo a guarda Cleisiane Almeida, a Ceop tem grande funcionalidade para os servidores. “Já presenciamos situações em que não sabíamos exatamente onde estavam as viaturas mais próximas para prestar apoio em casos de emergência. Hoje, com auxílio das ferramentas disponíveis, podemos deslocar rapidamente as viaturas”, pontua. O supervisor João Neto acrescenta: “o acompanhamento por GPS dos nossos veículos é mais uma das funcionalidades exploradas pela Central de Operações, que também irá contribuir com maior fidelidade das informações estatísticas do órgão”, ressaltou.

O superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Peterson Portinho, essa é mais uma demonstração de que a Guarda Municipal tem se adequado aos moldes da nova gestão de Salvador, que prega a eficiência do serviço público através de ferramentas cada vez mais modernas. “Estamos trabalhando para melhorar os serviços prestados à população e já nesse Carnaval poderemos contar com mais esse mecanismo para colaborar com as ações da Guarda Municipal”, finalizou, explicando que os atendimentos vão desde orientação ao cidadão, prestação de socorro e apoio a outros órgãos.
 
Fiscalização do comércio informal – Nas ações de fiscalização e ordenamento do comércio informal nos dois primeiros dias de Carnaval, auxiliando a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), a Guarda Municipal contabilizou apreensões de 325 espetos de churrasco e 79 armas brancas (facas, facões e demais objetos cortantes); 28 carros pranchas, de mão e de supermercado; 16 engradados; uma geladeira; dois freezers; dois fogões; nove botijões; três barracas de camping; dez isopores; 11 sombreiros; sete sacos de bebidas acondicionadas em recipientes de vidro; 31 mesas plásticas e 132 cadeiras do mesmo material; uma churrasqueira e uma chapa para churrasco; além de 4.362 unidades de bebidas não permitidas no circuito.

Postar um comentário

 
Topo